Técnicas De SLAP No Contrabaixo – Vídeo Aula de Baixo SLAP

Conseguir tocar  contrabaixo é uma sentimento super agradável. Mas aprender fazer SLAP no contrabaixo pode aumentar o nível de virtude como baixista. De maneira evidente, vai elevá-lo a um potencial crescimento, especialmente, na agilidade e no ritmo.

Naturalmente o SLAP no contrabaixo irá distingui-lo de vários baixista que não conhecem. 

O baixo SLAP é atualmente uma das técnicas relevantes e fundamentais ao baixista, razão que se trata exemplificando grandes nomes como: Marcus Miller, Victor Wooten, Flea, Arthur Maia e inúmeros outros. 

É possível identificar esta técnica de SLAP em diversos estilos musicais.

O principal baixista a utilizar o Slap no baixo foi Larry Graham. Outros nomes utilizados para esta técnica são o slapping ou “Thumpin and Pluckin”, este último nomeado pelo próprio Larry Graham . Com a invenção do contrabaixo elétrico surgiu uma maior variedade de sons para o baixo, trazendo maior flexibilidade. 

O QUE É SLAP NO BAIXO

Representa bater (martelar) nas cordas do baixo com o dedo polegar, para dar a compreensão de um estrondo e esticar as cordas com o dedo indicador, para dar a intenção de um estalo. Essa é a exclusiva técnica de SLAP no contrabaixo elétrico. Ela se descreve por dar uma intensidade percussiva na aplicação do instrumento e é muito utilizada no funk e derivados.
 
Depois de abordar sua história, iremos direto para as dicas e vídeos aula de baixo SLAP.
 
tecnicas de slap contra baixo
 

DICA DE SLAP NO CONTRABAIXO

A técnica SLAP contrabaixo básica resume-se em: 

1° Com a falange do polegar bata na corda do baixo;

2° Arraste o polegar para cima por cima da corda;

3° Puxe a corda do contrabaixo com o dedo indicador (alguns escolhem o dedo médio). 

Coloque a mão do mesmo jeito que você faria com o dedilhado. Seguidamente, posicione o polegar em um ângulo de 90 graus a partir de seus dedos. Sua mão deve formar um tipo de L invertido. Neste momento, gire a mão a um ângulo de 90 graus de modo que o dedo mindinho esteja o mais próximo do baixo. Traga de volta para o contrabaixo e atinja a corda bem na junta do seu polegar, onde o osso fica mais próximo da pele para produzir um som melhor. 

Ateste que a corda do baixo dê um “quique”, se não o som pode sair ruim. Alguns músicos alternativos preferem assim, mas não é o caso de falar disto neste momento.

Outra particularidade importante para a técnica do Slap no contrabaixo é diretamente haver com o baixo optado e suas especificações gerais. Geralmente, a maioria gosta de instrumentos com 4 cordas, no máximo 5 cordas no contrabaixo. A capacidade se dá pelo espaçamento e a facilidade de chicotear as cordas com mais flexibilidade, sem encostar nas outras cordas. Para um bom preço benefício as marcas de contrabaixo são Eagle, Michael e Yamaha, atendem bem as expectativas, mas as marcas mais famosa são o Bass Man, Cort e Tobias

VÍDEO AULA DE BAIXO SLAP

O Brasil é uma fábrica de grandes baixistas, e um dos grandes nomes atualmente surgindo em nosso país é Ricardinho Paraíso. Baixista moderno e natural em várias técnicas no baixo, Ricardinho vem chamando a respeito tanto em suas iniciativas instrumentais quanto em um método de estudo intitulado Treinamento Intensivo de Contrabaixo onde ele apresenta novas maneiras e mais eficientes de aprender técnicas refinadas no contrabaixo.

Na primeira vídeo aula de contrabaixo SLAP Ricardinho Paraiso mostra que maioria das técnicas que utilizamos no baixo foram adaptadas do violão clássico e flamenco, porém o SLAP é a única técnica que foi 100% criada através do contra-baixo, foi Larry Graham que desenvolveu esta técnica com o intuito de simular uma caixa e um bumbo na ausência de um baterista e nessa primeira dica de SLAP ele aproveitei para prestar uma singela homenagem ao Rei do Pop Michael Jackson.

 

 

 

No segundo vídeo SLAP contrabaixo, ele explica um pouco a respeito da técnica DOUBLE THUMB. Essa é uma técnicas que mais utiliza em meus improvisos de solo e as possibilidades dela são praticamente infinitas.

 

 

 

No terceiro e último vídeo sobre baixo SLAP do Ricardinho Paraíso para fechar com chave de ouro a sequência de vídeos, vai falar de APOIOS. O apoio é a parte mais importante para que o GROOVE do Slap contrabaixo fique completo.

Então aproveite e pratique bastante o APOIO, porque ele será muito útil em todos os momentos.

 

 

 

 

Summary
Review Date
Reviewed Item
Técnicas De SLAP No Contrabaixo - Vídeo Aula de Baixo SLAP
Author Rating
41star1star1star1stargray

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer Descobrir Todos os Segredos do Contrabaixo em Um Único EBOOK? 

Respeitamos a sua privacidade! Odiamos SPAM.