Escala Pentatônica no Baixo – Aprenda de Vez Por Todas!

escala pentatônica no baixo é o líder das escalas para improvisar nesse instrumento. E não é complicado de saber a causa no qual todos  usam e exageram dela: a escala pentatônica no contrabaixo é fácil de fazer e utilizar.

A definição é muito clara: a escala pentatônica maior no baixo é uma junção de notas da escala maior. Conhecemos que a escala maior contém 7 notas. A escala pentatônica adotou 5 dessas notas e gerou uma outra escala. Quando a escala maior desisti de ter 7 notas e passa a ter 5, recebe o nome de Penta, igual o Brasil quando ganhou a copa do mundo pela quinta vez, recebeu o título penta, entendeu a lógica?!

Esta escala não tem nada a ver com futebol, nem com títulos; mas admitamos, ela é motivo de muita festa: a escala pentatônica no baixo possui notas que quando tocadas geram uma melodia encantadora, mesmo que seja somente a própria execução da escala no contrabaixo de cima para baixo.

Isso simplifica a vida de todos! Basta decorar a escala pentatônica no baixo e, quando você for improvisar alguma música na tonalidade maior, em vez de “executar” alguma frase com a escala maior você toca a escala pentatônica, sucesso certificado!

escala pentatônica no baixo

COMO USAR A ESCALA PENTATONICA NO BAIXO

Já comentamos que as escalas pentatônicas maior e menor no baixo podem ser utilizadas nas mesmas casas onde se usam as escalas maior natural e menor natural, nesta ordem.  

Mas esta escala, além de poder ser utilizada nesses cenários, ainda pode ser utilizadas em outras situações que as escalas maior e menor natural não podem ser.Um grande exemplo é a aplicação da escala no blues!

Aconselhamos que você pratique a escala pentatônica no baixo dentro do blues, por ser divertido e mais fácil de memorizar! Gaste várias horas e horas e você se transformará em um improvisador nato. 

DICAS PARA DOMINAR A ESCALA PENTATONICA NO CONTRABAIXO

Memorize bem a escala pentatônica menor no baixo e aplique-a no contexto tonal. Ou seja, você pode brincar com essa escala dentro de um campo harmônico menor ou  maior (tocando a pentatônica da relativa menor, nesse caso). Faça isso bastante tempo.

Utilize a pentatônica menor no contexto blues.

Agora você acostumado com a escala pentatônica menor no baixo, decore a pentatônica maior e aplique no contexto tonal.

Toque escala pentatônica fazendo em todos os graus. Faça o este treino, que irá ampliar o seu domínio sobre o braço do do contrabaixo.

VÍDEO AULA ESCALA PENTATONICA NO CONTRABAIXO

Ricardinho Paraiso preparou uma vídeo aula sobre a escala pentatônica no baixo.

Abordando um simples método para decorar no braço inteiro e uma dica de como improvisar usando a escala.

Vale lembrar que o Ricardinho tem um curso de improvisação no contrabaixo chamado “Armas Secretas do Improviso Para Contrabaixo” para conhecer melhor o curso clique no botão abaixo do vídeo.

 

 

 

 

 

Summary
Review Date
Reviewed Item
Escala Pentatônica no Contrabaixo
Author Rating
41star1star1star1stargray

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer Descobrir Todos os Segredos do Contrabaixo em Um Único EBOOK? 

Respeitamos a sua privacidade! Odiamos SPAM.